01/08/2008

Sobre o poema "A Teixeira de Pascoaes"

O livro de Isabel Gouveia, intitulado "Escuta o Coração do Mundo", que inclui os poemas A Fernando Pessoa, A Teixeira de Pascoaes e A Cesário Verde,foi editado pelo Município de Oliveira do Hospital.
O poema A Fernando Pessoa tem tido muito êxito junto dos leitores, mas o dedicado a Teixeira de Pascoaes tem passado quase despercebido.
Quem conhece a obra desse grande Poeta sabe o que significa a referência à "doce paisagem outonal". A alusão ao Outono é uma constante na poesia de Teixeira de Pascoaes. Inúmeros versos contêm mesmo expressamente essa palavra, ou palavras derivadas ou conexas, tanto nos "Cantos Indecisos" como nos "Cânticos" (V.por exemplo, estrofes VII, XII, XIX, de "Cantos Indecisos", e os cânticos "Delírio", "Agora II", "A Pedra Negra", "Pobre Triste", "Amor", "Eleonor", "O Caminho","Diante de Mim",etc).
Num livro publicado pela editora "Assírio & Alvim" (edição de António Cândido Franco), António Telmo fez uma introdução em que afirma :- "[...] a nossa língua tem como característica dominante o outonal dos fonemas [...]. O 'outonal dos fonemas' é uma expressão bárbara, mas explica-se quando nos lembramos de que o Outono é o entardecer do ano, como que o seu crepúsculo e que podem incluir-se nessa designação os fonemas que condensam luz e treva, yang e yin,numa só emissão de voz.[...]"
O mesmo crítico refere mais adiante:-"Em Cantos Indecisos não há palavras em que se quebre a sequência dos sons outonais. E as imagens que transportam, pela metáfora, sentimentos e ideias em transfiguração pertencem a um mundo que morre para ressuscitar do outro lado da alma."
Quanto à expressão "centro de relâmpagos em fúria", é de notar que no cântico "Enigma" o próprio Poeta exclama:- "E ponho-me a gritar cingido de relâmpagos".Diz António Telmo, na citada introdução:- "Mas a inveracidade deste verso precisamente é contestada pela lenda que corre há muito entre a gente humilde de Amarante. Teixeira de Pascoaes, afirmam,subia ao alto da montanha[Marão];era um Moisés levantando os braços aos céus; e punha-se a gritar clamando pelos relâmpagos. Formava-se uma trovoada e ele aparecia envolvido em chamas."
É de notar que o Poeta se refere em muitos outros poemas a esse fenómeno da natureza.
Enfim, para que o poema (A Teixeira de Pascoaes) possa suscitar alguma emoção ao leitor, não se podem ignorar as experiências esotéricas do Poeta, o seu amor à natureza, a sua adesão à doutrina metafísica do panteísmo...

Sem comentários: